Quantcast
Channel: E esse tal Meio Ambiente? » PET
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Guaraná Antarctica é pioneiro na produção de garrafas 100% recicladas e comemora coleta de 120 milhões de garrafas PET

$
0
0

Apesar das inúmeras vantagens no uso das chamadas garrafas PET, o aumento de seu consumo – no Brasil, principalmente a partir da década de 90 – não trouxe, de imediato, uma solução ambientalmente correta para o descarte desses materiais.  Hoje, felizmente, a coleta seletiva e reciclagem tem cumprido um papel fundamental. Juntas, elas são responsáveis por ganhos ambientais, sociais e econômicos.  Assim, a coleta do resíduo, que levaria centenas de anos para se decompor, em matas, rios e mares, gera renda para cooperativas, economiza energia de produção e matéria-prima.

Pensando nisso, Guaraná Antarctica foi pioneiro em lançar, em outubro do ano passado, a primeira garrafa PET feita com 100% de material reciclado, uma garrafa feita 100% de outras pets. De lá para cá, já foram coletadas mais de 120 milhões de garrafas PET (número que cresce a cada dia), o que representa uma grande redução de resíduos sólidos nos aterros sanitários.

Para comemorar o sucesso e a expansão do projeto para outras cidades brasileiras, a marca lançou, no último mês, um filme para internet sobre a iniciativa.

Criado pela DM9DDB, o filme “Fábrica”, de 30 segundos, ilustra a linha de produção da nova garrafa, destacando que qualquer embalagem PET, independente de marca, tamanho ou formato, pode se transformar em uma garrafa 100% reciclada de Guaraná Antarctica.

Para a gerente de marketing da marca, Bruna Buás, a nova campanha vem para coroar e celebrar o sucesso da primeira etapa do projeto. “Em menos de um ano, conseguimos empregar a nova tecnologia em 20% de todas as garrafas PET de Guaraná Antarctica. A mudança tem incentivado toda a cadeia de reciclagem do Brasil e contribuído positivamente com o meio ambiente”.

Para se ter uma ideia, apenas 18% dos municípios brasileiros contam com sistema de coleta seletiva – esses principalmente localizados nas regiões Sul e Sudeste. Da população brasileira, apenas 26% reciclam regularmente.

Para 2014, a ideia é que a nova embalagem comece a ser incorporada nas demais unidades fabris da companhia. Hoje são produzidas em quatro fábricas, localizadas em Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. “Nos próximos anos, a meta da companhia é empregar a tecnologia em todas as embalagens PET produzidas por Guaraná Antarctica e, com isso, levar a garrafa 100% reciclada para todo o Brasil”, completa a gerente ao comentar a expansão do projeto.

Quer conhecer como funciona o processo de coleta, transformação e distribuição das novas garrafas? Acesse a página de Guaraná Antactica no Facebook e veja infográfico. E, claro, separe suas garrafas e outros resíduos, procure o posto de coleta mais perto de sua casa, e contribua para preservação dos recursos naturais.

 

Esse post é um publieditorial.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images

Trending Articles





Latest Images